Boa noite!
Há uns tempos, vi um documentário sobre o Líbano e o Hezbollah.
Descobri várias coisas interessantes.
Uma delas é que o Hezbollah, ao contrário do que eu pensava, não é única e exclusivamente uma organização militar terrorista.
O Hezbollah – “Partido de Deus” em árabe – é uma organização político-militar xiita baseada no Líbano.
Foi fundado em 1982 durante a Guerra Civil do Líbano (1975 – 1990), com o apoio do Irão (país de quem continua a receber apoio financeiro hoje em dia), como resposta à invasão israelita do sul do país.
Desde então, evoluiu para uma das mais influentes forças políticas e militares no Líbano, com uma presença significativa no governo libanês.
Militarmente, o Hezbollah possui uma ala armada altamente organizada, considerada um dos atores não estatais mais poderosos do mundo. A sua principal missão militar é a “resistência” contra Israel.
É também um partido político com assentos no parlamento libanês. Participa ativamente na política do país, representando grande parte da comunidade xiita.
Embora o Partido apenas tenha obtido, nas últimas eleições do Líbano em 2022, 13 dos 128 lugares do parlamento, e que o último Arab Poll tenha demonstrado que relativamente poucos libaneses o apoiem, o seu soft power é muito superior ao oficialmente reconhecido.
É comummente caracterizado como “um Estado dentro de um Estado”. Para ganhar popularidade junto do povo, opera hospitais, escolas e instituições de caridade, principalmente nas regiões xiitas.
Esta organização é classificada como terrorista por países como os Estados Unidos, Israel, e vários membros da União Europeia.
No entanto, outros países, como a Rússia e a China, não lhe atribuem essa designação.
A sua atuação não se restringe meramente ao Libano. Participou na guerra civil síria em apoio ao governo de Bashar al-Assad, o que fortaleceu ainda mais os seus laços com o Irão.
Não por acaso, o grupo é frequentemente descrito como um “prolongamento” da política externa iraniana na região.
O Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, um think tank norte-americano, considerou o Hezbollah o “ator não estatal mais armado do mundo”.
Em junho de 2024, especialistas especularam que o Hezbollah possuía entre 150.000 e 200.000 rockets e mísseis de diversos alcances.
Se quiserem perceber em detalhe o que é, como está estruturado e como opera esta organização, podem ler este artigo. E este. Para os que preferem vídeo, podem ver este.
E tu? Já conhecias o Hezbollah?
Por hoje é tudo.
Até segunda,
Francisco

Leave a Reply