Boa noite!
Se já alguma vez compraram um voo online, é provável que o processo até a compra estar efetivamente feita tenha sido kafkiano.
Parece que todos os botões que não queremos carregar estão ali à mão de semear, enquanto aqueles que nos permitem avançar estão menos destacados.
Meus caros, a isto chama-se Dark Patterns Economy (ou Economia dos Padrões Negros, em português).
Os dark patterns são estratégias de design e arquitetura utilizadas em interfaces digitais para manipular ou enganar os utilizadores, levando-os a tomar decisões que não tomariam de forma consciente.
É o caso de um estudo que levou 98% dos participantes a aceitarem trocar o seu primeiro filho como meio de pagamento, aceitando os longos Termos e Condições sem, evidentemente, os terem lido.
Do ponto de vista económico, o uso de dark patterns pode gerar impactos significativos tanto para as empresas quanto para os consumidores.
Para as empresas, apesar do possível aumento das receitas a curto prazo e da redução de custos operacionais, carregam um risco legal e, principalmente reputacional.
Quem é que gosta de ter que batalhar com uma aplicação de viagens para não alugar um carro ou escolher um lugar específico no avião?
No caso dos consumidores, estes acabam por gastar dinheiro que não queriam/precisavam, o que diminui a eficiência de mercado, criando uma alocação ineficiente de recursos.
Dei-vos o exemplo das companhias aéreas, mas existem muitos outros:
Subscrições Automáticas -> Empresas de streaming, por exemplo, que dificultam o cancelamento de assinaturas depois da experimentação gratuita e que, com isso, garantem receitas contínuas de utilizadores passivos ou distraídos.
Preços Ocultos -> Empresas de retalho, por exemplo, que apresentam custos adicionais no final da compra. Já todos passámos por ter que eliminar artigos do carrinho que não tínhamos escolhido inserir lá.
Captura de Dados Pessoais -> É o caso daqueles sites cujo os cookies precisamos de ir ao inferno e voltar para os podermos rejeitar. Os dados recolhidos são depois utilizados por meio de publicidade segmentada ou venda a terceiros.
Em suma, os dark patterns são nudges (ou “empurrões” manipulativos) orquestrados pelas organizações para nos conduzir a ações que na maior parte das vezes não servem os nossos melhores interesses.
Felizmente, os legisladores estão cada vez mais conscientes destas práticas e das suas repercussões.
É por isso que o GDPR (na Europa) e o CCPA (na Califórnia) têm isto em conta e que empresas como a Google e o Facebook já foram multadas.
A CMA, entidade que supervisiona estes Mercados no Reino Unido, escreveu também uma carta aberta.
Embora ainda insuficiente, já é um começo.
Antes de terminar, e a pedido de muitas famílias, deixo aqui 2 artigos para quem quiser explorar melhor o tema: aqui e aqui.
Por hoje é tudo.
Até amanhã,
Francisco

Leave a Reply