109# As duas ilhas que têm um dia de diferença

Olá!

Descobri recentemente que existem duas ilhas que, apesar de terem muita pouca distância entre si, pertencem a países diferentes e a fusos horários diferentes, com quase 1 dia de diferença!

Refiro-me às Ilhas Diomedes. 

São duas pequenas ilhas localizadas no meio do estreito de Bering, entre o Alasca (EUA) e a Sibéria (Rússia). Apesar de estarem separadas por apenas 3,8 quilómetros, pertencem a dois países rivais históricos e estão em fusos horários diferentes.

A ilha maior, Diomedes Maior, pertence à Rússia e está desabitada, sendo utilizada como base militar. A menor, Diomedes Menor, pertence aos Estados Unidos e tem cerca de 110 habitantes, quase todos inuítes que vivem da pesca e da caça.

O que torna este par de ilhas único é o facto de estarem separadas pela Linha Internacional de Mudança de Data. Ou seja, a ilha russa está quase um dia à frente da americana — há uma diferença horária de 21 horas entre ambas.

Por essa razão, são muitas vezes apelidadas de “as ilhas de amanhã e de ontem”. Quem está na Diomedes Menor pode literalmente ver o “futuro” a olho nu, ao olhar para a Diomedes Maior do outro lado do mar.

Durante a Guerra Fria, estas ilhas ganharam importância simbólica por representarem a fronteira física mais próxima entre os EUA e a então União Soviética. A zona ficou altamente vigiada e a travessia direta foi proibida.

Apesar da curta distância, não há qualquer ponte, túnel ou transporte regular entre as duas. No inverno, o mar congela e alguns moradores da Diomedes Menor contam que, no passado, era possível atravessar a pé, embora ilegal e extremamente perigoso.

A Diomedes Menor só pode ser acedida por helicóptero ou pequenas embarcações, quando as condições meteorológicas permitem. O isolamento é tal que não há estradas, nem lojas ou restaurantes, e os mantimentos chegam de forma esporádica.

A escola da ilha ensina apenas até ao 9º ano, e muitos jovens acabam, compreensivelmente, por sair para continuar os estudos. Mesmo assim, os habitantes mantêm vivas as tradições e resistem ao isolamento e ao frio intenso da região.

Para mim, que sou um explorador, não hei de morrer sem lá ir!

E vocês? Têm curiosidade?

Como não podia deixar de ser, deixo-vos ainda 2 vídeos muito interessantes a que assisti para preparar esta newsletter: aqui e aqui.

Por hoje é tudo.

Até quarta,

Francisco

Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigado! Certifica-te que recebes um email de boas-vindas nos próximos 5 minutos. Caso não o encontres, verifica também no spam. Se não tiver chegado, por favor contacta-me para fnascimento@aprendealgoantesdedormir.pt Para garantires que recebes todas as newsletters, podes marcar o email de boas-vindas como importante na tua caixa de correio. ~A partir de agora, todas as semanas vais aprender algo antes de dormir!

Torna-te naquela pessoa que tem sempre algo interessante para partilhar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *